PORTUGAL RUGBY - Grande Ímpeto Ofensivo com Crescimento Defensivo: A Seleção de Sevens em Números

MENU

Grande Ímpeto Ofensivo com Crescimento Defensivo: A Seleção de Sevens em Números

Abril 09, 2025

À entrada para a última etapa da Challenger Series, conhece aqui alguns dados dos Lobos

A Seleção Nacional de Sevens disputa este fim de semana, entre os dias 11 e 12 de abril, a terceira e última etapa da World Rugby Sevens Challenger Series 2025, em Cracóvia, na Polónia. Nesta etapa final participam apenas as oito melhores equipas das duas primeiras rondas, realizadas na Cidade do Cabo (África do Sul), onde Portugal esteve em destaque vencendo a segunda etapa.




Esta terceira etapa assume um carácter decisivo, uma vez que poderá garantir a presença dos Lobos no torneio de Los Angeles. Para isso, Portugal precisa de terminar entre os quatro primeiros da classificação geral. Atualmente, a Seleção ocupa o 3.º lugar. Em Los Angeles, as quatro melhores equipas da Challenger Series vão defrontar as quatro últimas classificadas das Sevens Series (Quénia, Uruguai, Irlanda e Estados Unidos da América).

Os números das duas primeiras etapas mostram um percurso muito positivo dos Lobos, orientados por Frederico Sousa. Em oito jogos disputados, Portugal venceu sete e perdeu apenas um, frente ao Chile, por uma diferença mínima de dois pontos (19-17).

Ofensivamente, a Seleção tem apresentado um ritmo elevado, com um total de 208 pontos marcados nas duas etapas, o que corresponde a uma média de 26 pontos por jogo. Já a nível defensivo, notou-se uma evolução significativa: se na primeira etapa foram sofridos 60 pontos, na segunda esse número desceu para apenas 33 — quase metade.



A nível estatístico, os Lobos realizaram 112 placagens com de sucesso de 79%. O jogador em maior destaque nesse capítulo foi Vasco Camara, com um total de 20 placagens.

No plano ofensivo, vários atletas sobressaíram. Guilherme Vasconcelos é o melhor marcador da equipa com 47 pontos (23% do total), enquanto Fábio Conceição lidera em número de ensaios com 10, tendo ainda contribuído com 9 quebras de linha. Também merece destaque Bernardo Valente, que nos seus dois primeiros torneios somou 27 carries.



Nas fases estáticas, particularmente relevantes no formato Sevens, o pontapé de saída teve melhorias evidentes. Na receção, Portugal passou de uma eficácia de 25% na primeira etapa para 75% na segunda. Ao dar o pontapé de saída, os Lobos não conseguiram recuperar nenhuma bola na primeira etapa, mas na segunda conseguiram-no em 50% das ocasiões.

Para além de todos estes dados, a juventude foi também um dos temas em destaque nas duas primeiras etapas. A estreia de seis atletas – Bernardo Valente, Edgar Monteiro, José Monteiro, Matim Dias, Gonçalo Vasco Costa e Liam Santos – torna estes momentos ainda mais especiais.



Neste torneio, haverá igualmente novas estreias, nomeadamente a de Francisco Almeida, que apesar de ter sido convocado para os torneios na África do Sul, não pôde jogar devido a lesão, e a de Maximilien Coutis, que também se irá estrear.

Portugal entra em campo no dia 11 de abril com os seguintes jogos:

  • Portugal x Japão – 08h44
  • Portugal x Madagáscar – 12h14
  • Canadá x Portugal – 15h44

Todos os jogos poderão ser acompanhados em direto e exclusivo na RugbyPass.

notícias

Resultados TOP 12: 17 de Abril

2025-04-17

Grup Taça Plate

HSBC SEVENS 2025: PORTUGAL NO GRUPO A DO PLAY-OFF

2025-04-17

Lobos procuram manter a boa forma

Loja Oficial da Federação Portuguesa de Rugby

Demonstra o teu orgulho pelo rugby nacional. Veste as cores de Portugal dentro e fora do campo e apoia os nossos Lobos com estilo e paixão!

IR PARA A LOJA

ACOMPANHA AS NOVIDADES DO RUGBY NACIONAL

Inscreve-te na nossa newsletter oficial e recebe em primeira mão notícias, eventos, resultados, promoções exclusivas e muito mais!

SUBSCREVER A NEWSLETTER